28/03/2023 - Sabia que Detetive Particular é uma profissão devidamente regulamentada? Veja como é a atuação desse profissional!
A profissão de Detetive Particular foi regulamentada no Brasil em abril de 2017, pela Lei 13.432. Para se tornar um profissional de investigação privada, é preciso se qualificar com habilidades técnicas e comportamentais e entender bem sobre o mercado de trabalho na área.
O que faz um Detetive Particular?
Um(a) Detetive Particular é a pessoa que se capacita e atua na investigação privada, seja de forma autônoma ou em empresas e instituições.
Em síntese, o Detetive Particular coleta dados e informações para esclarecer assuntos de interesse de seu contratante, independentemente do tema.
Desde que respeite seus deveres e as diretrizes éticas e legais de sua profissão, sem infringir a Legislação.
Além disso, uma outra atuação possível desse profissional é a de colaborar com investigações policiais em curso, quando autorizado pelo(a) contratante e aceito pelo(a) Delegado(a) que conduz o caso.
Como ser Detetive Particular?
Para prestar serviços profissionalmente, o Detetive Particular deve se qualificar profissionalmente e entender os aspectos técnicos e legais da profissão.
Além disso, a Lei 13.432/2017, que regulamenta a profissão, exige que a cada serviço seja registrado um contrato incluindo:
Especificações da parte contratante e dados disponibilizados;
Prazo de vigência;
Local e natureza do serviço;
Honorários e forma de pagamento (incluindo seguro de vida, quando houver risco pela atividade contratada).
E, ao fim do serviço, é obrigatória a entrega de um relatório circunstanciado sobre os dados, informações coletadas e os procedimentos técnicos adotados.
O que é vedado ao detetive particular?
A regulamentação da profissão também considerou tudo aquilo que é vedado ao detetive particular, como cometer ou contribuir com infração penal, participar diretamente de diligências policiais, divulgar os dados e informações coletadas ao longo do serviço.
Além disso, é fundamental para o bom exercício profissional seguir a Lei e respeitar o Direito, incluindo a preservação do sigilo das fontes, o direito à intimidade, à privacidade, à honra e à imagem das pessoas.
Curso de Detetive Particular
Se você quer atuar como Detetive Particular, vai precisar fazer um curso para se qualificar e estudar questões legais e investigativas.
O curso de Criminologia da Gran Faculdade é uma boa opção para quem quer estudar de forma online, sem burocracias e se tornar um(a) profissional já preparado para a prática profissional.
Além de se tornar bacharel em Criminologia, é possível escolher entre duas ênfases ao longo do curso, incluindo uma formação voltada para quem quer atuar como Detetive Particular:
Investigação e Identificação Privada: promove o conhecimento e domínio das recentes técnicas de investigação, com possibilidade de elaboração de plano de negócio de atividade de investigação particular a fim da sua habilitação como agente de investigação e identificação – detetive profissional civil.
|